segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

AFP: Budistas ameaçados de sair do templo vietnamita

 No dia 11 de dezembro de 2009 a imprensa francesa associada, AFT, publica:


HANOI: Depois de três dias de pressão intensa de uma multidão, o diretor do templo budista no Vietnã Central disse sexta-feira que os seguidores do influente monge residente na França não podem mais se abrigar naquele templo.
“Eu tive que concordar, eu não tive escolha”, disse Thich Thai Thuan a AFT do tempo Phuoc Hue na província Lam Dong.
Ele disse que houve uma “forte pressão” de uma multidão de cerca de 100 pessoas que desceram até o templo por três dias até sexta, exigindo que os devotos de Thich Nhat Hanh, monge residente francês, fossem embora.
“Foi por isso que eu tive de assinar hoje de manhã... uma promessa escrita da saída deles até o dia 31 de dezembro, no mais tardar” – disse o abade.
Nhat Hanh é um monge Zen, e foi amigo íntimo do assassinado líder americano pelos direitos humanos Martin Luther King.
Quase 200 dos seus seguidores estavam alojados em Phuoc Hue desde setembro, quando fugiram do mosteiro deles em Bát Nhã, também na província Lam Dong.
Os seguidores disseram, na ocasião, que eles fugiram de Bát Nhã depois das ameaças das pessoas armadas com martelos e bastões.
“Para as autoridades, nós estamos ilegais”, disse o monge representante o grupo, Trung Hai mês passado em Genebra.
Uma monja que não quis ser identificada, disse que havia policiais na multidão, cujos membros disseram a ela que eles tinham sido pagos para intimidar os budistas.
“Nós não temos um lugar para ir. Nós não sabemos o que fazer”, disse a monja.
Um porta-voz da localidade não pode ser alcançado para comentar, mas um chefe policial do vilarejo próximo a Bao Loc disse: “Eu não sei de nada sobre a situação neste templo”. Em outubro uma porta-voz do ministério das relações exteriores descreveu o assunto como sendo uma disputa interna entre os budistas e negou que centenas de pessoas tivessem sido forçadas a sair de Bát Nhã. Uma multidão chegou pela primeira vez em Phuoc Hue na quarta-feira durante uma visita de investigação realizada pela União Européia, segundo disseram as testemunhas.
Depois da visita da comitiva uma resolução do Parlamento Europeu do mês passado condenou a expulsão violenta da “pacífica comunidade budista”. A resolução exigia que o Vietnã cumprisse suas obrigações internacionais de permitir a livre prática religiosa.
Os vigilantes dos direitos humanos [Human Rights Watch] residentes em Nova Iorque disseram na sexta feira que o governo vietnamita estava mostrando “desprezo cada vez maior e falta de respeito pelos direitos humanos básicos”, e que os monges e monjas eram vítimas de uma violência orquestrada.
“Está claro que as autoridades vietnamitas estão se sentindo ameaçadas pelos movimentos religiosos que eles percebem como ameaçadores da autoridade do partido”, disse Brad Adams, o diretor cão de guarda da Ásia.
Todas as atividades religiosas continuam sob o controle do estado no Vietnã, mas o governo diz que sempre respeita a liberdade de crença e religião.

Fonte: AFT (imprensa francessa associada) e
              http://www.helpbatnha.org/