segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Notícias de Bát Nhã por Irmã Verdadeira Concentração


O sol continua a brilhar sobre o Mosteiro Prajña


Querido amigos,


Para aqueles entre vocês que podem estar querendo saber sobre a atual situação em Bat Nha, eu falei ontem com um contato meu de lá. Parece que há alguma mudança positiva. A entrega de alimento não mais está interrompida, embora algumas pessoas que inicialmente levaram comida estejam, segundo notícias, ‘temerosas’, e não querem mais entregar comida lá. Aparentemente os moradores da região foram instruídos a permanecerem distantes do caso. O povo deste país é naturalmente relutante para se associar com ‘transtornos’, então não é surpreendente que eles tenham se sujeitado a isso.


A energia elétrica ainda não foi ligada, o que significa que ainda não há uma fonte de água adequada, confiável. A estação da chuva está sobre nós, portanto não há falta de água de chuva. As irmãs continuam a coletá-la para consumo.


Todos os 379 monásticos começaram, nesta semana, a usar o grande salão de Buda para cânticos e meditação em grupo. Devido à falta de luz, eles ajustaram o horário e está começando uma hora mais tarde toda manhã.


Disseram-me que eles estão simplesmente esperando, sem saber o que estar por vir ou onde eles devem ir quando deixarem o mosteiro. A compreensão deles, até aqui, é que eles serão enviados a outros templos, talvez alguns para Dalat e outros para a Universidade Budista na cidade Ho Chi Min. Eles têm esperança de poderem ficar juntos em grandes números para continuarem a apoiar uns aos outros nas práticas de Plum Village.


Durante estes últimos meses e semanas, eu achei que o comportamento do abade foi o mais surpreendente e perturbador. Ele esteve em Plum Village muitas vezes. Recebeu de Thây a Transmissão da Lamparina [cerimônia que autoriza o iniciado a dar aulas de Darma nesta tradição]. No início, ele era um homem gentil e amável que acreditava no poder da nossa prática para transformar o sofrimento. Talvez o tempo nos revele o que causou esta visível mudança nele.


A minha citação preferida de Thây é “A paz verdadeira não toma partido”. Eu sei que muitas de nossas sangas estão concentrando e enviando “metta” [meditação do amor imensurável] aos jovens monges e monjas em Bat Nha. Por favor, incluam o antigo abade e seguidores dele, as pessoas da região que não sabem em quem e em quê confiar, o governo municipal e nacional que estão, talvez, mal orientados, e a liderança de Plum Village que se sente com a responsabilidade de cuidar daqueles em Bat Nha.


Estou sempre lembrada de começar a partir de mim.


Envio-lhes um pedaço do céu azul e muitas nuvens brancas fofinhas.


Irmã Verdadeira Concentração sobre a Paz


“A única bondade é o conhecimento. O único mal é a ignorância.”
- Socrates