sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Os EEUU urgem o Vietnã a honrarem os seus compromissos internacionais para com os direitos humanos
Enviado americano da Embaixada dos Estados Unidos em Hanói visita o Templo Phuoc Hue em 10 de outubro de 2009
.."a violenta expulsão dos monges e monjas do mosteiro Bát Nhã, província de Lam Dong, e o descaso do governo em protegê-los dos assaltos, contradizem os próprios compromissos do Vietnã de aceitar os padrões internacionais e as regras da lei dos direitos humanos", afirmou a Embaixada dos Estados Unidos em Hanoi, Vietnã.
Os EEUU "se incomodam" com o aprisionamento de militantes vietnamitas
A Embaixada dos Estados Unidos disse na quarta-feira que estava "profundamente incomodada" com as condenações de nove vietnamitas na semana passada a despeito dos compromissos internacionais do Vietnã pela defesa dos direitos humanos.
Em inquéritos judiciais separados, os nove foram aprisionados com até seis anos sob o Artigo 88 do Código Penal, que os militantes de direita dizem criminalizar os dissidentes pacíficos.
Muitos dos acusados foram condenados devido às faixas que eles exibiram denunciando o Partido Comunista governante e bradando por democracia.
A Embaixada dos EEUU afirmou que os nove foram sentenciados "por empreenderem atividades pacíficas de apoio à democracia, direitos humanos e pluralismo político
"Os ativistas estavam simplesmente expressando suas opiniões pacificamente sem apresentar qualquer ameaça a segurança nacional do Vietnã".
A Embaixada afirmou também que estava preocupada com o caso da escritora Tran Khai Thanh Thuy, "que foi espancada e presa depois de ter expressado publicamente seu apoio aos nove militantes.
"Estas ações, juntamente com a violenta expulsão dos monges e monjas do mosteiro Bát Nhã na província de Lam Dong e o descaso do governo em protegê-los dos assaltos, contradizem os próprios compromissos do Vietnã de aceitar os padrões internacionais e as regras da lei dos direitos humanos", afirma a Embaixada.
Os monges e monjas de Bát Nhã são seguidores de Thich Nhat Hanh, um dos monges budistas mais influentes, residente na França, militante da paz e amigo íntimo do ex-líder pelos direitos humanos Martin Luther King.
No final do mês passado, os seguidores de TNH disseram que eles tinham fugido de Bát Nhã para outro Templo depois de sofrerem ameaças de pessoas não identificadas, armadas com martelos e bastões.
A Embaixada urge o Vietnã que "honre os seus compromissos para com os direitos humanos internacionais" e soltar imediatamente e incondicionalmente os prisioneiros que estão detidos por terem expressado suas opiniões de forma pacífica.
Copyright 2009 AFP. Todos os direitos reservados.